quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Fedora

Fedora

Fedora é uma distribuição Linux baseada em pacotes RPM, criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos. Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com OpenOffice.org e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões-teste para validação e correção de bugs, reportados através do sistema bugzilla do projeto.

História

Os usuários da versão Red Hat 9 estavam aguardando a versão 9.1 ou 10 da distribuição, mas na verdade a Red Hat estava com outros planos para a nova versão. Esta distribuição era comercializada em caixas e disponível nas lojas. Quem assim o adquiria, procurava por mais recursos. Esta era a versão Enterprise Linux. A Redhat decidiu focar o mundo corporativo com o Red Hat Enterprise Linux e descontinuou sua versão voltada para a comunidade, lançando o Projeto Fedora e registrando esta nova marca, desvinculando esta nova distribuição de suas marcas.

Projeto Fedora

O Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela Red Hat e direcionados pelo Projeto Fedora. Estes projetos são desenvolvidos por uma imensa comunidade internacional de pessoas focadas em prover e manter as melhores iniciativas através dos padrões livres do software de fonte aberto. A Distribuição GNU/Linux Fedora , projeto central do Fedora, é um sistema operacional baseado no Linux, sempre gratuito para ser usado, modificado e distribuído por qualquer pessoa.
As versões testes do Fedora foram iniciadas a partir de Julho de 2003 e em Março de 2004 saiu a primeira versão estável.
O Fedora é um sistema que poder ser utilizado tanto em desktop quanto em servidor sendo derivado do Red Hat Linux 9 (uma das distribuições linux mais populares).
Suas principais características são:
•Fácil utilização, mesmo para usuários inexperientes em GNU/Linux.
•Instalador Anaconda, um dos mais fáceis utilizados atualmente.
•Gestor de desktop GNOME e KDE.
•Inclui diversos Drivers de periféricos atualizados, facilitando a detecção de hardwares mais novos.
•Possui diversas interfaces de configuração (Rede, Video, Som, Segurança, Teclado, Samba, Serviços e etc) facilitando a administração e configuração do sistema.
•Sistema para gerenciamento de pacotes Yum e atualizador de pacotes PackageKit(a partir do Fedora 9).
•Inúmeros programas divididos por temas, que podem ser selecionados na instalação ou através do gerenciador de pacotes.
•LiveCDs instaláveis com Gnome e/ou KDE disponíveis oficialmente a partir da versão 7.
•A partir da versão 7, inclui o REVISOR, uma ferramenta de facil utilização para que qualquer pessoas possa gerar sua versão LiveCD ou DVD baseado no Fedora.
•Disponível em CDs (apenas até a versão Fedora Core 6) e DVDs.
•Disponível nas arquiteturas x86, x86_64 e PPC.
•Traduzido e Documentado em Português pelo Projeto Fedora Brasil.

Nenhum comentário: